A Fundação Mestre Casais e o CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto revelam os vencedores da 2.ª edição dos prémios de Jornalismo para a Sustentabilidade.
Após a análise de 51 candidaturas – 21 na categoria de Imprensa, 9 de Televisão, 2 de Rádio, e 19 de Digital – o júri destacou como vencedores os seguintes trabalhos jornalísticos:
Categoria Imprensa
- 1.º Prémio: Aline Flor e Tiago Bernardo Lopes, pelo trabalho “Árvores monumentais: as histórias de três gigantes verdes em Portugal”, publicado no Público.
- 2.º Prémio: Ana Tulha e Reinaldo Rodrigues, pelo trabalho “O deserto não está tão longe assim”, publicado na Notícias Magazine.
Categoria Televisão
- 1.º Prémio: Miriam Alves, Rogério Esteves, Rui Berton, Diana Matias e Patrícia Reis, pelo trabalho intitulado “O que vamos vestir amanhã”, emitido na SIC.
- 2.º Prémio: Christiana Martins, José Silva, Rui Berton, Diana Matias e Pedro Morais, pelo trabalho intitulado “Ouro Sujo”, emitido na SIC.
Categoria Rádio
- 1.º Prémio: Lilia Almeida e Tiago Matias, pelo trabalho intitulado “Mar de todos nós”, emitido na RTP Açores.
- 1.º Prémio: Cristina Lai Men, pelo trabalho intitulado “Comboio de bicicletas alargado a mais escolas”, emitido na TSF.
Categoria Digital
- 1.º Prémio: Micael Ramos Pereira, José Cedovim Pinto e Alberto César Araújo, pelo trabalho intitulado “Como uma estrada pode rasgar o coração da Amazónia”, publicado no Expresso online.
- 2.º Prémio: Tiago Bernardo Lopes, Aline Flor, Andréia Azevedo Soares, Clara Barata, Nicolau Ferreira, Patrícia Carvalho e Renata Mendes, pelo trabalho intitulado “Erosão costeira: e se daqui a uns anos a nossa praia já não estiver lá?”, publicado no Público.
Por opção do júri, a categoria de Rádio foi, este ano, atribuída com dois primeiros prémios. Segundo Felisbela Lopes, Presidente do Júri, – que, nesta tarefa, foi acompanhada por Clara Almeida Santos, Gualter Crisóstomo, Nelson Ribeiro e Tiago Miranda – “ter presidido ao júri dos Prémios de Jornalismo para a Sustentabilidade foi uma oportunidade para conhecer e reconhecer uma agenda jornalística emergente, construída com textos noticiosos bem desenvolvidos e ancorados em fontes conhecedoras que dotam esta temática de uma indiscutível importância no espaço público. Precisamos muito de continuar a desenvolver este jornalismo para a sustentabilidade.”
Já José Gomes Mendes, Presidente da Fundação Mestre Casais, destaca “completada a terceira edição dos Prémios de Jornalismo para a Sustentabilidade, promovidos pela Fundação Mestre Casais e pelo CEiiA, considero que os objetivos foram alcançados, pois a temática da sustentabilidade tem vindo a ganhar espaço nos órgãos de comunicação social, com claro benefício para a sociedade e o país.”
A cerimónia de entrega de prémios teve lugar no dia 24 de outubro, pelas 11h30, na sede do CEiiA, em Matosinhos.
Consulte a galeria de fotografias – FMC Play
Saiba mais – Prémios Fundação Mestre Casais/CEiiA de Jornalismo para a Sustentabilidade