Conferência Anual da Fundação Mestre Casais

Decorreu, no dia 6 de dezembro de 2022, a Conferência Anual da Fundação Mestre Casais, com o tema “Cidades e Edifícios Sustentáveis 2022”.

Para sinalizar a importância do tema para o futuro, a Conferência aconteceu no Mosteiro de São Martinho de Tibães, um lugar que é um exemplo de sustentabilidade, onde o espaço rural, a floresta e a água se combinaram durante séculos para sustentar gerações de comunidades que lá viveram.

Durante a tarde aconteceram magníficas palestras e mesas redondas, oferecidas por alguns dos mais prestigiados especialistas portugueses no domínio das cidades e edifícios sustentáveis.

“As cidades consomem três quartos da energia, que são transformados em externalidades positivas e negativas. Oito por cento das emissões estão embebidas nos materiais de construção”, referiu o Presidente Executivo da Fundação Mestre Casais, José Gomes Mendes, durante a Conferência.

 


 

Consulte a galeria de fotografias – FMC Play

Consulte o Programa – Conferências

Fundação Mestre Casais e CEiiA abrem candidaturas para a 3.ª edição dos Prémios Jornalismo em Sustentabilidade

A Fundação Mestre Casais e o CEiiA organizam os Prémios de Jornalismo para a Sustentabilidade, que se destinam a destacar peças jornalísticas originais publicadas no ano de 2023.

15 de Abril, 2024

FMC Talks com Luís Marques Mendes

A Fundação Mestre Casais promoveu um almoço-debate com a presença de Luís Marques Mendes. O evento decorreu no Hotel Meliã, em Braga, tendo contado com a presença de 80 pessoas.

22 de Março, 2024

Partilhar e Valorizar o Território

O Presidente Executivo da Fundação Mestre Casais, José Gomes Mendes, é autor do artigo "Partilhar e Valorizar o Território", publicado na edição n.º 72 da Casais News, newsletter trimestral do Grupo Casais.

19 de Fevereiro, 2024

Almoço-Conferência: O Futuro das Profissões

No debate ouvimos dos respetivos Bastonários o que pensam sobre os desafios do trabalho remoto, da inteligência artificial, da ética e da sustentabilidade. O espaço de comentário proporcionou uma síntese que abre espaço para mais reflexão conjunta futura.

19 de Janeiro, 2024

Fundação Mestre Casais oferece Aranet Home ao Agrupamento Escolar de Mosteiro e Cávado

O aparelho, que permite a medição em tempo real de parâmetros da qualidade do ar interior, foi entregue à Diretora do Agrupamento.

30 de Novembro, 2023

FMC Exec: Mobilidade Urbana em Mudança – Edições de 2023

As três edições de 2023 do Programa Executivo tiveram lugar em Matosinhos, nos dias 15, 22 e 29 de setembro; em Cascais, nos dias 10, 17 e 24 de outubro; em Faro, nos dias 6, 7 e 8 de novembro.

10 de Novembro, 2023

Presidente Executivo da Fundação Mestre Casais participou no Portugal Smart Cities Summit 2023

José Gomes Mendes, Presidente Executivo da Fundação Mestre Casais, no dia 11 de outubro de 2023, participou no painel “2050: É ainda possível Descarbonizar o Transporte Urbano?”.

20 de Outubro, 2023

Trílogos para a Sustentabilidade em Vila Real

A Fundação Mestre Casais promoveu mais um Trílogo do Ciclo de Trílogos definido para 2023. "Cidade e Biodiversidade" foi o tema a debate, tendo sido Vila Real a cidade escolhida para este encontro.

13 de Outubro, 2023

Cerimónia de apresentação do livro “Regionalização e Descentralização em Portugal”

Decorreu na Pousada S. Teotónio, Fortaleza de Valença, a sessão de apresentação do terceiro livro da coleção de Ensaios para a Sustentabilidade da Fundação Mestre Casais e da UMinho Editora.

28 de Setembro, 2023