Cerimónia de Entrega dos Prémios de Jornalismo para a Sustentabilidade 2022

A Fundação Mestre Casais e o CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto revelam os vencedores da 1.ª edição dos prémios de Jornalismo para a Sustentabilidade.

Após a análise de 80 candidaturas – 44 na categoria de Imprensa, 6 de Rádio, 15 de Televisão e 15 de Digital – o júri destacou como vencedores os seguintes trabalhos jornalísticos:

 

Categoria Imprensa

  • 1.º Prémio: Carlos Cipriano, Diogo Ferreira Nunes, Ruben Martins e Leonardo Negrão (fotografia) pelo trabalho intitulado “Dez Horas e quatro comboios: a viagem possível entre Lisboa e Madrid”, publicado na revista Notícias Magazine.
  • 2.º Prémio: Abel Coentrão e Adriano Miranda (fotografia) pelo trabalho intitulado “Seis décadas depois de Jane Jacobs, ainda andamos a tentar salvar a rua”, publicado no Jornal Público.

 

Categoria Televisão

  • 1.º Prémio: Filipe Caetano e Inês Tavares Gonçalves pelas reportagens intituladas “Destino: Europa – Contaminação”, emitidas na TVI.
  • 2.º Prémio: Carlos Rico, Carlos Morais e António Soares pelo trabalho intitulado “Alentejo, Azeite e Água”, emitido na SIC.

 

Categoria Digital 

  • 1.º Prémio: Micael Pereira pelo trabalho intitulado “Black Trail”, publicado no Expresso (on-line).
  • 2.º Prémio: Luísa Pinto e Rui Barros pelo trabalho intitulado “Habitação: do protesto à Proposta”, publicado no Público (on-line).

 

Por opção do júri, a categoria de Rádio não foi, este ano, premiada. Segundo a presidente do júri, Felisbela Lopes – que, nesta tarefa, foi acompanhada por Filipe Duarte Santos, Clara Almeida Santos, António Granado e Gualter Crisóstomo – “os trabalhos jornalísticos distinguidos relevam uma grande qualidade e um agendamento que prioriza inequivocamente as questões da sustentabilidade”.

Já José Gomes Mendes, Presidente da Fundação Mestre Casais, destaca “que a criação dos Prémios de Jornalismo, em parceria com uma instituição de referência como o CEiiA, reflete o compromisso da Fundação Mestre Casais com a ambição de um país mais sustentável, mas também mais informado através daqueles que, como os jornalistas, contribuem de forma isenta para uma melhor literacia da sustentabilidade, nas suas dimensões climática e ambiental, mas também social e humana.”

“Para o CEiiA ser um dos promotores dos prémios de Jornalismo para a Sustentabilidade é mais uma forma ativa de endereçar um dos temas mais desafiantes da atualidade, despertando consciências para a necessidade de juntos construirmos todos um futuro mais sustentável. Aliás, a atuação do CEiiA nos últimos anos tem dado especial atenção ao tema, em particular, no que diz respeito à procura de soluções que contribuam para as cidades atingirem as suas metas de neutralidade carbónica”, refere José Rui Felizardo, CEO do CEiiA.

A cerimónia de entrega de prémios teve lugar no dia 5 de setembro, nas instalações do CEiiA, em Matosinhos, e contou com a presença de Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, e de João Matos Fernandes, ex-Ministro do Ambiente e da Ação Climática, na qualidade de orador convidado.

 


 

Consulte a galeria de fotografias – FMC Play

Saiba mais – Prémios FMC/CEiiA de Jornalismo para a Sustentabilidade

FMC Exec 2024 – Mobilidade Urbana em Mudança

A Fundação Mestre Casais promove um Programa Executivo presencial, com a duração de um dia e meio, que tem por objetivo identificar os desafios e as soluções emergentes para a descarbonização da mobilidade, com base nas tendências internacionais e na perspetiva das oportunidades para uma mudança que se impõe nas cidades.

20 de Maio, 2024

FMC Talks com José Azeredo Lopes

A Fundação Mestre Casais promoveu um almoço-debate com a presença de José Azeredo Lopes. O evento decorreu no Hotel Meliã, em Braga, tendo contado com a presença de 70 pessoas.

09 de Maio, 2024

FMC e CEiiA abrem candidaturas para a 3.ª edição dos Prémios Jornalismo em Sustentabilidade

A Fundação Mestre Casais e o CEiiA organizam os Prémios de Jornalismo para a Sustentabilidade, que se destinam a destacar peças jornalísticas originais publicadas no ano de 2023.

15 de Abril, 2024

FMC Talks com Luís Marques Mendes

A Fundação Mestre Casais promoveu um almoço-debate com a presença de Luís Marques Mendes. O evento decorreu no Hotel Meliã, em Braga, tendo contado com a presença de 80 pessoas.

22 de Março, 2024

Partilhar e Valorizar o Território

O Presidente Executivo da Fundação Mestre Casais, José Gomes Mendes, é autor do artigo "Partilhar e Valorizar o Território", publicado na edição n.º 72 da Casais News, newsletter trimestral do Grupo Casais.

19 de Fevereiro, 2024

Almoço-Conferência: O Futuro das Profissões

No debate ouvimos dos respetivos Bastonários o que pensam sobre os desafios do trabalho remoto, da inteligência artificial, da ética e da sustentabilidade. O espaço de comentário proporcionou uma síntese que abre espaço para mais reflexão conjunta futura.

19 de Janeiro, 2024

Fundação Mestre Casais oferece Aranet Home ao Agrupamento Escolar de Mosteiro e Cávado

O aparelho, que permite a medição em tempo real de parâmetros da qualidade do ar interior, foi entregue à Diretora do Agrupamento.

30 de Novembro, 2023

FMC Exec: Mobilidade Urbana em Mudança – Edições de 2023

As três edições de 2023 do Programa Executivo tiveram lugar em Matosinhos, nos dias 15, 22 e 29 de setembro; em Cascais, nos dias 10, 17 e 24 de outubro; em Faro, nos dias 6, 7 e 8 de novembro.

10 de Novembro, 2023

Presidente Executivo da Fundação Mestre Casais participou no Portugal Smart Cities Summit 2023

José Gomes Mendes, Presidente Executivo da Fundação Mestre Casais, no dia 11 de outubro de 2023, participou no painel “2050: É ainda possível Descarbonizar o Transporte Urbano?”.

20 de Outubro, 2023