Fundação Mestre Casais e CEiiA distinguem 27 jornalistas na 3.ª edição dos Prémios Jornalismo para a Sustentabilidade

A Fundação Mestre Casais e o CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto revelam os vencedores da 2.ª edição dos prémios de Jornalismo para a Sustentabilidade.

Após a análise de 61 candidaturas – 26 na categoria de Imprensa, 18 de Televisão, 6 de Rádio, e 11 de Digital – o júri destacou como vencedores os seguintes trabalhos jornalísticos:

 

Categoria Imprensa

  • 1.º Prémio: Aline Flor e Tiago Bernardo Lopes, pelo trabalho “Árvores monumentais: as histórias de três gigantes verdes em Portugal”, publicado no Público.
  • 2.º Prémio: Ana Tulha e Reinaldo Rodrigues, pelo trabalho “O deserto não está tão longe assim”, publicado na Notícias Magazine.

 

Categoria Televisão

  • 1.º Prémio: Miriam Alves, Rogério Esteves, Rui Berton, Diana Matias e Patrícia Reis, pelo trabalho intitulado “O que vamos vestir amanhã”, emitido na SIC.
  • 2.º Prémio: Christiana Martins, José Silva, Rui Berton, Diana Matias e Pedro Morais, pelo trabalho intitulado “Ouro Sujo”, emitido na SIC.

 

Categoria Rádio

  • 1.º Prémio: Lilia Almeida e Tiago Matias, pelo trabalho intitulado “Mar de todos nós”, emitido na RTP Açores.
  • 1.º Prémio: Cristina Lai Men, pelo trabalho intitulado “Comboio de bicicletas alargado a mais escolas”, emitido na TSF.

 

Categoria Digital

  • 1.º Prémio: Micael Ramos Pereira, José Cedovim Pinto e Alberto César Araújo, pelo trabalho intitulado “Como uma estrada pode rasgar o coração da Amazónia”, publicado no Expresso online.
  • 2.º Prémio: Tiago Bernardo Lopes, Aline Flor, Andréia Azevedo Soares, Clara Barata, Nicolau Ferreira, Patrícia Carvalho e Renata Mendes, pelo trabalho intitulado “Erosão costeira: e se daqui a uns anos a nossa praia já não estiver lá?”, publicado no Público.

 

Por opção do júri, a categoria de Rádio foi, este ano, atribuída com dois primeiros prémios. Segundo Felisbela Lopes, Presidente do Júri, – que, nesta tarefa, foi acompanhada por Clara Almeida Santos, Gualter Crisóstomo, Nelson Ribeiro e Tiago Miranda – “ter presidido ao júri dos Prémios de Jornalismo para a Sustentabilidade foi uma oportunidade para conhecer e reconhecer uma agenda jornalística emergente, construída com textos noticiosos bem desenvolvidos e ancorados em fontes conhecedoras que dotam esta temática de uma indiscutível importância no espaço público. Precisamos muito de continuar a desenvolver este jornalismo para a sustentabilidade.”

Já José Gomes Mendes, Presidente da Fundação Mestre Casais, destaca “completada a terceira edição dos Prémios de Jornalismo para a Sustentabilidade, promovidos pela Fundação Mestre Casais e pelo CEiiA, considero que os objetivos foram alcançados, pois a temática da sustentabilidade tem vindo a ganhar espaço nos órgãos de comunicação social, com claro benefício para a sociedade e o país.”

A cerimónia de entrega de prémios teve lugar no dia 24 de outubro, pelas 11h30, na sede do CEiiA, em Matosinhos.

 


 

Consulte a galeria de fotografias – FMC Play

Saiba mais – Prémios Fundação Mestre Casais/CEiiA de Jornalismo para a Sustentabilidade

Fundação Mestre Casais participa no lançamento da Fase II do MITH em Guimarães

No dia 19 de setembro, a Fundação Mestre Casais esteve presente, através da moderação de José Gomes Mendes, Presidente Executivo da Fundação, na Fase II do Minho Innovation & Technology Hub (MITH).

29 de Setembro, 2025

FMC Talks promove reflexão sobre sustentabilidade com Assunção Cristas

Assunção Cristas marcou presença na mais recente edição dos FMC Talks, promovida pela Fundação Mestre Casais, no dia 23 de setembro. O encontro reuniu diversos participantes num almoço-debate centrado nos desafios da sustentabilidade, no enquadramento das políticas públicas e no papel determinante da liderança na transformação social.

24 de Setembro, 2025

FMC lança nova edição em papel do livro “Da-porta-da-loja ao Mosteiro de Tibães”

A Fundação Mestre Casais anuncia o lançamento da nova edição impressa do livro “Da-porta-da-loja ao Mosteiro de Tibães”. Esta nova versão em papel de mais um livro que completa a coleção dos Ensaios para a Sustentabilidade, pretende refletir o seu contributo para a história local e a sustentabilidade, e uma homenagem à tradição.

18 de Setembro, 2025

“O Desafio Crítico da Sustentabilidade”, o futuro coletivo e a urgência de uma mudança

A Fundação Mestre Casais lança o livro “O Desafio Crítico da Sustentabilidade”, a mais recente obra da coleção Ensaios para a Sustentabilidade. O ensaio, apresentado no dia 23 de setembro, no Hotel Meliá Braga, convida-nos repensar o futuro coletivo para fazer frente às crises globais presentes.

17 de Setembro, 2025

Inscrições abertas para nova edição do Programa Executivo dedicado à Construção Sustentável

A Fundação Mestre Casais abriu as inscrições para a edição de 2025 do Programa Executivo Construção Sustentável 360º: Produto, Obra e Empresa. A formação presencial realiza-se nos dias 5 e 6 de novembro de 2025, e explora estratégias de sustentabilidade ambiental em três escalas — produto, obra e organização — para promover a redução das emissões de carbono no setor da construção.

31 de Julho, 2025

Fundação Mestre Casais adere ao Centro Português de Fundações

A Fundação Mestre Casais passou a integrar o Centro Português de Fundações, reforçando o seu compromisso com a cooperação institucional e o desenvolvimento do setor fundacional em Portugal.

29 de Julho, 2025

José Gomes Mendes modera debates no Casais Partners Meeting 2025

A Fundação Mestre Casais marcou presença no encontro promovido pelo Grupo Casais, com José Gomes Mendes a moderar duas mesas redondas sobre industrialização e inovação no setor da construção.

11 de Junho, 2025

Inscrições abertas para nova edição do Programa Executivo Online sobre Mobilidade Urbana em Mudança

A Fundação Mestre Casais tem abertas as inscrições para a edição de 2025 do Programa Executivo Mobilidade Urbana em Mudança. A formação decorre online, nos dias 15, 16, 22 e 23 de setembro, e aborda os desafios e oportunidades da mobilidade sustentável em contexto urbano.

04 de Junho, 2025

Empreendedorismo e filantropia no FMC Talks com José Dionísio e Jorge Batista

A Fundação Mestre Casais promoveu, no dia 27 de maio, uma nova edição do FMC Talks, com a participação de José Dionísio e Jorge Batista, Fundadores da Primavera BSS e Instituidores da Fundação Primavera. O encontro centrou-se nos temas do empreendedorismo tecnológico, da liderança com propósito e da transição para o impacto social através da filantropia.

28 de Maio, 2025