A Fundação Mestre Casais marcou a sua presença no encontro promovido pelo Centro Português de Fundações (CPF), realizado no dia 24 de outubro de 2025, na Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, em Lisboa. Esta sessão contou com a participação da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, reunindo igualmente várias fundações portuguesa sob causas comuns: agir face à crise climática atual e reforçar o papel do setor fundacional no concretizar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas.
Representada pelo o seu Presidente Executivo, José Gomes Mendes, a Fundação Mestre Casais assinou o “Pacto das Fundações Portuguesas para a Ação Climática”, documento este que reflete a ambição das fundações portuguesas de assumir uma responsabilidade conjunta face à sustentabilidade ambiental dentro das suas estratégias de atuação.
Perante a necessidade de agir com urgência e de forma concentrada, ao subscrever este pacto, as fundações comprometem-se a incentivar a formação e capacitação daqueles que as integram, reduzir a sua pegada ecológica, adotar critérios de investimento sustentável, participar coletiva e ativamente em iniciativas internacionais e nacionais de ação climática, e ainda garantir a transparência na divulgação dos seus resultados.
Com esta adesão, a Fundação Mestre Casais reforça o seu propósito e compromisso em contribuir ativamente na promoção da sustentabilidade.