Tendências e Oportunidades num Contexto de Descarbonização
A Fundação Mestre Casais e o CEiiA oferecem um Programa Executivo presencial, com a duração de três dias, que tem por objetivo identificar os desafios e as soluções emergentes para a descarbonização da mobilidade, com base nas tendências internacionais e na perspetiva das oportunidades para uma mudança que se impõe nas cidades.
O Programa tem a parceria estratégica da Transport Decarbonisation Alliance e do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, sendo coordenado pelo Professor Catedrático José Gomes Mendes.
Tem também o apoio de: IMT, Antrop, Mobi.E, TML, Cascais Próxima, Metropolitano de Lisboa, Metro do Porto, STCP, Carris, TUB, TCB, FlixBus.
Três edições em 2023:
Matosinhos: 15, 22 e 29 de setembro de 2023. Inscrições até 5 de setembro de 2023.
Cascais: 10, 17 e 24 de outubro de 2023. Inscrições até 30 de setembro de 2023.
Olhão: 6, 7 e 8 de novembro de 2023. Inscrições até 30 de outubro de 2023.
Formato e duração
O Programa tem a duração de 12 horas, divididas por 3 sessões de 4 horas, em dias diferentes, decorrendo entre as 10h e as 16h, com um intervalo para almoço livre.
Público-alvo
O Programa Executivo é dirigido a líderes municipais, governamentais e empresariais, formuladores de políticas, gestores, operadores e demais profissionais que atuam no setor da mobilidade urbana.
O Programa Executivo tem por objetivo partilhar a experiência da Fundação e do CEiiA na área da mobilidade urbana. Assim, não é uma ação de formação profissional financiada e a Fundação Mestre Casais não é uma entidade de formação profissional certificada pela DGERT.
Resultados da aprendizagem
O objetivo do Programa Executivo é proporcionar aos formandos:
— Uma compreensão estruturada dos principais desafios e soluções técnicas/conceptuais que os setores público e privado precisam endereçar para descarbonizar com sucesso a mobilidade e o transporte;
— Perspetivas selecionadas sobre as tendências e oportunidades emergentes, permitindo que os formandos repensem as atividades profissionais (e pessoais) relacionadas com o transporte e se envolvam na profunda transformação da mobilidade urbana.
Materiais de apoio
Os materiais de apoio incluem uma coleção de apresentações desenvolvidas especificamente para o Programa e um conjunto de artigos e relatórios de referência. A distribuição será exclusivamente digital.
Certificado de aprovação
Para obterem o Certificado de Aprovação, os formandos deverão marcar presença nos três dias da formação e participar ativamente na conferência final do terceiro dia.
Preço por participante
600 euros.
Inclui material de apoio (digital) nos três dias do Programa. As entidades Sponsors do Programa beneficiam de uma inscrição gratuita e de um desconto de 20% em inscrições adicionais dos seus colaboradores dependentes. Os participantes colaboradores dependentes de empresas de transporte associadas da ANTROP beneficiam de um desconto de 10%. Os descontos não são acumuláveis.
Módulo
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Duração
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Sessão
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1
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Quadro estratégico, legal e regulatório (ONU, UE, PT)
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1h
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Dia 1
4 Horas
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2
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Externalidades da mobilidade
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1h
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3
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Mutações na cadeia da mobilidade
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1h
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4
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A primazia da mobilidade ativa
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1h
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5
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O imperativo do transporte público
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1h
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Dia 2
4 Horas
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6
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Eletrificação da mobilidade
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1h
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7
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Mobilidade autónoma
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1h
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8
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Logística urbana descarbonizada
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1h
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9
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Mobilidade como um serviço (MaaS)
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1h
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Dia 3
4 Horas
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10
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Conferência final: rumo a uma mobilidade urbana de emissões quase nulas
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3h
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Total
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12h
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3 Dias
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Módulo 1: Quadro estratégico, legal e regulatório
- Agenda 2030 da ONU para o desenvolvimento sustentável;
- Acordo de Paris para as alterações climáticas;
- Roteiro da neutralidade carbónica 2050;
- Lei de bases do clima;
- Pacto ecológico europeu;
- Estratégia europeia para a mobilidade sustentável.
Módulo 2: Externalidades da mobilidade
- Mobilidade: uma história de disrupções;
- O elenco das externalidades;
- O custo das externalidades.
Módulo 3: Mutações na cadeia de mobilidade
- Mapeamento dos modos de mobilidade;
- Estratégias para a mobilidade sustentável;
- Evitar-Transferir-Melhorar;
- Transferência modal para os modos ativos, coletivos e partilhados.
Módulo 4: A primazia da mobilidade ativa
- Desenhar as cidades a partir dos espaços sociais;
- Infraestrutura pedonal e ciclável;
- Micromobilidade;
- Oportunidades das E-bikes.
Módulo 5: O imperativo do transporte público
- HRT-LRT-BRT-BUS;
- O objetivo da acessibilidade ubíqua;
- O potencial das interfaces;
- CleanBusPT: Descarbonização das frotas de TP urbano.
Módulo 6: Eletrificação da mobilidade
- Perspetiva global da eletrificação de veículos;
- Incentivos e benefícios fiscais;
- Carregamento de veículos;
- Custo de operação de um veículo elétrico;
- Hidrogénio e e-fuels.
Módulo 7: Mobilidade autónoma
- O que é e como funciona um veículo autónomo;
- Níveis de condução autónoma;
- Desafios da mobilidade autónoma;
- Do veículo à mobilidade autónoma;
- Mobilidade urbana: um cenário futuro com robotaxis.
Módulo 8: Logística urbana descarbonizada
- Logística urbana – o que é?;
- Impacto da logística urbana;
- Desafios que se colocam à logística;
- Roteiro para a logística do futuro.
Módulo 9: Mobilidade como um serviço (MaaS)
- O que é a MaaS?;
- Como funciona a MaaS?;
- Modelos conceptuais de MaaS;
- Exemplos de MaaS.
Módulo 10: Conferência final
- Sondagem Mentimeter sobre mobilidade;
- Conferência final com oradores convidados sobre cidades com mobilidade urbana de emissões quase nulas.