Partilhar e Valorizar o Território

O Presidente Executivo da Fundação Mestre Casais, José Gomes Mendes, é autor do artigo “Partilhar e Valorizar o Território”, publicado na edição n.º 72 da Casais News, newsletter trimestral do Grupo Casais.

“A expressão ESG é hoje um chavão muito utilizado no mundo empresarial, significando uma maior sensibilidade para a relação entre as dimensões ambiental, social e de governança em organizações que atuam em mercados competitivos. É positivo que assim seja. Todavia, as palavras devem transformar-se em ações, concretas e impactantes, até pela simples razão de que ter uma estratégia ESG é ter uma visão da sustentabilidade futura do negócio.

No setor da construção, quase tudo se joga na relação com o território.

O processo de urbanização que marcou as últimas décadas não vai abrandar no futuro próximo.”

 


 

Consulte o artigo na íntegra – Casais News

Fundação Mestre Casais e CEiiA abrem candidaturas para a 3.ª edição dos Prémios Jornalismo em Sustentabilidade

A Fundação Mestre Casais e o CEiiA organizam os Prémios de Jornalismo para a Sustentabilidade, que se destinam a destacar peças jornalísticas originais publicadas no ano de 2023.

15 de Abril, 2024

FMC Talks com Luís Marques Mendes

A Fundação Mestre Casais promoveu um almoço-debate com a presença de Luís Marques Mendes. O evento decorreu no Hotel Meliã, em Braga, tendo contado com a presença de 80 pessoas.

22 de Março, 2024

Almoço-Conferência: O Futuro das Profissões

No debate ouvimos dos respetivos Bastonários o que pensam sobre os desafios do trabalho remoto, da inteligência artificial, da ética e da sustentabilidade. O espaço de comentário proporcionou uma síntese que abre espaço para mais reflexão conjunta futura.

19 de Janeiro, 2024

Fundação Mestre Casais oferece Aranet Home ao Agrupamento Escolar de Mosteiro e Cávado

O aparelho, que permite a medição em tempo real de parâmetros da qualidade do ar interior, foi entregue à Diretora do Agrupamento.

30 de Novembro, 2023

FMC Exec: Mobilidade Urbana em Mudança – Edições de 2023

As três edições de 2023 do Programa Executivo tiveram lugar em Matosinhos, nos dias 15, 22 e 29 de setembro; em Cascais, nos dias 10, 17 e 24 de outubro; em Faro, nos dias 6, 7 e 8 de novembro.

10 de Novembro, 2023

Presidente Executivo da Fundação Mestre Casais participou no Portugal Smart Cities Summit 2023

José Gomes Mendes, Presidente Executivo da Fundação Mestre Casais, no dia 11 de outubro de 2023, participou no painel “2050: É ainda possível Descarbonizar o Transporte Urbano?”.

20 de Outubro, 2023

Trílogos para a Sustentabilidade em Vila Real

A Fundação Mestre Casais promoveu mais um Trílogo do Ciclo de Trílogos definido para 2023. "Cidade e Biodiversidade" foi o tema a debate, tendo sido Vila Real a cidade escolhida para este encontro.

13 de Outubro, 2023

Cerimónia de apresentação do livro “Regionalização e Descentralização em Portugal”

Decorreu na Pousada S. Teotónio, Fortaleza de Valença, a sessão de apresentação do terceiro livro da coleção de Ensaios para a Sustentabilidade da Fundação Mestre Casais e da UMinho Editora.

28 de Setembro, 2023

Trílogos para a Sustentabilidade em Braga

A Fundação Mestre Casais promoveu mais um Trílogo do Ciclo de Trílogos definido para 2023. Braga foi a cidade escolhida para este debate.

29 de Agosto, 2023