Almoço-Conferência: O Futuro das Profissões

O Futuro das Profissões esteve em debate no dia 17 de janeiro, no Palácio da Bolsa, numa iniciativa conjunta da Fundação Mestre Casais e da Associação Comercial do Porto.

Em formato almoço-conferência, o evento convidou quatro ordens profissionais a refletir sobre as mudanças em curso nas respetivas atividades, num contexto marcado pela disrupção tecnológica, por alterações estruturais à organização do trabalho e pelos desafios da adaptação, inovação e melhoria contínua.

Ao painel, composto pelos bastonários das ordens dos engenheiros, advogados, economistas e psicólogos, juntaram-se dois observadores privilegiados sobre a realidade do trabalho e emprego: Pedro Siza Vieira, advogado e ex-Ministro da Economia; e António Carlos Rodrigues, engenheiro e Presidente do Grupo Casais, um dos maiores grupos nacionais no setor da construção.

José Gomes Mendes, Presidente Executivo da Fundação Mestre Casais, considera que “a sustentabilidade humana e social passa também pelo modo de exercício das profissões” e que o tema surge “face aos desafios emergentes, como a inteligência artificial, a desregulamentação, o trabalho remoto, a digitalização e a conciliação trabalho-família”. “Ouvir os bastonários das ordens profissionais e os empregadores trará certamente alguma luz a um debate que é hoje inescapável”, conclui.

Nuno Botelho, Presidente da Associação Comercial do Porto, entende que “as empresas e os profissionais devem preparar o futuro em conjunto”. “Numa economia em transformação, com uma exigência crescente ao nível das qualificações e com a escassez de talento que existe em Portugal, é fundamental que representantes das classes profissionais e associações empresariais se juntem para antecipar as necessidades futuras e desenhar soluções. Há falta de planeamento no nosso mercado laboral, o que se reflete, por exemplo, na desadequação de alguma formação profissional às necessidades das empresas. São esses os problemas que merecem ser discutidos”, refere Nuno Botelho.

 


 

Consulte a galeria de fotografias – FMC Play

Consulte o Programa – Conferências

Partilhar e Valorizar o Território

O Presidente Executivo da Fundação Mestre Casais, José Gomes Mendes, é autor do artigo "Partilhar e Valorizar o Território", publicado na edição n.º 72 da Casais News, newsletter trimestral do Grupo Casais.

19 de Fevereiro, 2024

Fundação Mestre Casais oferece Aranet Home ao Agrupamento Escolar de Mosteiro e Cávado

O aparelho, que permite a medição em tempo real de parâmetros da qualidade do ar interior, foi entregue à Diretora do Agrupamento.

30 de Novembro, 2023

Programa Executivo “Mobilidade Urbana em Mudança” – Edições de 2023

As três edições de 2023 do Programa Executivo tiveram lugar em Matosinhos, nos dias 15, 22 e 29 de setembro; em Cascais, nos dias 10, 17 e 24 de outubro; em Faro, nos dias 6, 7 e 8 de novembro.

10 de Novembro, 2023

Presidente Executivo da Fundação Mestre Casais participou no Portugal Smart Cities Summit 2023

José Gomes Mendes, Presidente Executivo da Fundação Mestre Casais, no dia 11 de outubro de 2023, participou no painel “2050: É ainda possível Descarbonizar o Transporte Urbano?”.

20 de Outubro, 2023

Trílogos para a Sustentabilidade em Vila Real

A Fundação Mestre Casais promoveu mais um Trílogo do Ciclo de Trílogos definido para 2023. "Cidade e Biodiversidade" foi o tema a debate, tendo sido Vila Real a cidade escolhida para este encontro.

13 de Outubro, 2023

Cerimónia de apresentação do livro “Regionalização e Descentralização em Portugal”

Decorreu na Pousada S. Teotónio, Fortaleza de Valença, a sessão de apresentação do terceiro livro da coleção de Ensaios para a Sustentabilidade da Fundação Mestre Casais e da UMinho Editora.

28 de Setembro, 2023

Trílogos para a Sustentabilidade em Braga

A Fundação Mestre Casais promoveu mais um Trílogo do Ciclo de Trílogos definido para 2023. Braga foi a cidade escolhida para este debate.

29 de Agosto, 2023

Cerimónia de Entrega dos Prémios de Jornalismo para a Sustentabilidade 2023

A Fundação Mestre Casais e o CEiiA revelam os vencedores da 2.ª edição dos Prémios de Jornalismo para a Sustentabilidade.

29 de Junho, 2023

Conferência: Transferência Tecnológica para as Empresas da Construção

O Grupo Casais e a Fundação Mestre Casais organizaram a Conferência: Transferência Tecnológica para as Empresas da Construção. Decorreu no Altice Forum Braga e juntou cera de 110 participantes.

24 de Maio, 2023