FMC lança quinta obra da coleção Ensaios para a Sustentabilidade

No dia 12 de julho, no Mosteiro de Tibães, Braga, teve lugar a sessão de apresentação do novo livro que integra a coleção de Ensaios para a Sustentabilidade da Fundação Mestre Casais, em parceira com a UMinho Editora.

A cerimónia contou com a presença de José Carlos Peixoto (Autor), Eloy Rodrigues (Diretor dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho, em representação da UMinho Editora) e José Gomes Mendes (Presidente Executivo da Fundação Mestre Casais).

“Da porta-da-loja ao Mosteiro de Tibães” é o título da obra que convoca a atenção para a simbiose entre a maçã-da-porta-da-loja e a sua origem atribuída ao mosteiro de Tibães. Tendo em conta as circunstâncias e o poder senhorial, procuramos, no âmbito da historiografia portuguesa, conectar o berço deste fruto com a freguesia de Mire de Tibães e com o núcleo alargado da família Casais, fiel depositária deste património lendário. Entendemos que os argumentos apresentados, apoiados em boas fontes e nos dados recolhidos, sustentam a hipótese formulada, reconstituindo cientificamente o pretérito, à luz das metodologias que a evolução imprimiu à história local.

Ficamos atónitos quando encontramos documentos que focavam a descoberta de velhas e maduras macieiras na cerca conventual. Tudo se deveu à audácia dos antigos caseiros do mosteiro de Tibães, os «Casales – Casais» que, ao disseminarem pelas quintas circundantes, não deixaram que esta variedade caísse em vias de extinção, num contexto de economia verde e da temática da sustentabilidade.

Desvendamos que a variedade da «maçã-da-porta-da-loja» é uma herança beneditina, produzida num dos poios, ou socalcos da cerca conventual e, posteriormente, difundida pelas quintas da região. Esta dádiva é mais que uma memória histórica e cronológica, é uma tomada de consciência qualitativa na busca de uma identidade, de legados sociais, morais e económicos, pois sempre respeitamos a transmissão de testemunhos, a tradição e o legado dos antepassados como símbolo identitário da aldeia.

Procuramos distribuir o nosso contributo por três partes. No primeiro capítulo, procuramos desvendar o mistério que envolve a maçã-da-porta-da-loja, especificamente, a conexão com a herança monástica de Tibães, bem como uma abordagem histórica da agricultura no seio beneditino em geral e, em particular, da fruticultura nas propriedades do mosteiro de Tibães, patrimónios que sustentavam a vida religiosa do instituto monástico. No segundo capítulo elaboramos uma abordagem sobre o domínio fundiário do senhorio do mosteiro de Tibães, que conheceu muitas vidas. Viu nascer algumas e perdeu outras tantas. No terceiro capítulo, procedemos a uma breve referência e mais contemporânea sobre a caracterização, origens e tradições da maçã-da-porta-da-loja, de que tanto nos orgulhamos, do que temos e do que vamos fazer para a defender enquanto fruto de eleição.

 


 

Descarregue o exemplar digital – Ensaios

Fundação Mestre Casais lança o Programa Executivo “Construção Sustentável 360º”, dedicado à descarbonização na construção

Nos dias 5 e 6 de novembro de 2025, a Fundação Mestre Casais promoveu a primeira edição do Programa Executivo "Construção Sustentável 2025", reunindo profissionais e decisores do setor de construção para uma reflexão importante sobre o futuro da área.

09 de Novembro, 2025

Fundação Mestre Casais assina o Pacto das Fundações Portuguesas para a Ação Climática

A Fundação Mestre Casais assinou o "Pacto das Fundações Portuguesas para a Ação Climática”, documento este que reflete a ambição das fundações portuguesas de assumir uma responsabilidade conjunta face à sustentabilidade ambiental dentro das suas estratégias de atuação.

30 de Outubro, 2025

FMC Talks com Isabel Furtado debate a competitividade industrial num mundo em transição

No dia 28 de outubro, realizou-se a última edição do FMC Talks de 2025, com Isabel Furtado, CEO da TMG Automotive, como oradora convidada. O almoço-debate foi marcado pela reflexão e partilha em torno dos desafios da competitividade industrial num contexto global em transição.

29 de Outubro, 2025

Fundação Mestre Casais participa no lançamento da Fase II do MITH em Guimarães

No dia 19 de setembro, a Fundação Mestre Casais esteve presente, através da moderação de José Gomes Mendes, Presidente Executivo da Fundação, na Fase II do Minho Innovation & Technology Hub (MITH).

29 de Setembro, 2025

FMC Talks promove reflexão sobre sustentabilidade com Assunção Cristas

Assunção Cristas marcou presença na mais recente edição dos FMC Talks, promovida pela Fundação Mestre Casais, no dia 23 de setembro. O encontro reuniu diversos participantes num almoço-debate centrado nos desafios da sustentabilidade, no enquadramento das políticas públicas e no papel determinante da liderança na transformação social.

24 de Setembro, 2025

FMC lança nova edição em papel do livro “Da-porta-da-loja ao Mosteiro de Tibães”

A Fundação Mestre Casais anuncia o lançamento da nova edição impressa do livro “Da-porta-da-loja ao Mosteiro de Tibães”. Esta nova versão em papel de mais um livro que completa a coleção dos Ensaios para a Sustentabilidade, pretende refletir o seu contributo para a história local e a sustentabilidade, e uma homenagem à tradição.

18 de Setembro, 2025

“O Desafio Crítico da Sustentabilidade”, o futuro coletivo e a urgência de uma mudança

A Fundação Mestre Casais lança o livro “O Desafio Crítico da Sustentabilidade”, a mais recente obra da coleção Ensaios para a Sustentabilidade. O ensaio, apresentado no dia 23 de setembro, no Hotel Meliá Braga, convida-nos repensar o futuro coletivo para fazer frente às crises globais presentes.

17 de Setembro, 2025

Inscrições abertas para nova edição do Programa Executivo dedicado à Construção Sustentável

A Fundação Mestre Casais abriu as inscrições para a edição de 2025 do Programa Executivo Construção Sustentável 360º: Produto, Obra e Empresa. A formação presencial realiza-se nos dias 5 e 6 de novembro de 2025, e explora estratégias de sustentabilidade ambiental em três escalas — produto, obra e organização — para promover a redução das emissões de carbono no setor da construção.

31 de Julho, 2025

Fundação Mestre Casais adere ao Centro Português de Fundações

A Fundação Mestre Casais passou a integrar o Centro Português de Fundações, reforçando o seu compromisso com a cooperação institucional e o desenvolvimento do setor fundacional em Portugal.

29 de Julho, 2025