A Fundação Mestre Casais e o CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto revelam os vencedores da 2.ª edição dos prémios de Jornalismo para a Sustentabilidade.
Após a análise de 51 candidaturas – 21 na categoria de Imprensa, 9 de Televisão, 2 de Rádio, e 19 de Digital – o júri destacou como vencedores os seguintes trabalhos jornalísticos:
Categoria Imprensa
- 1.º Prémio: Raquel Moleiro e António Pedro Ferreira pelo trabalho intitulado “Dois metros, 60 quilos e ‘o mesmo feio’: o que o maior peixe alguma vez pescado no Tejo significa para o nosso maior rio”, publicado no Expresso. Consulte o trabalho – Expresso.
- 2.º Prémio: Sónia Calheiros pelo trabalho intitulado “Este ar que nos sufoca”, publicado na revista Visão. Consulte o trabalho – Visão.
Categoria Televisão
- 1.º Prémio: Amélia Moura Ramos, Paulo Cepa, Luís Gonçalves, Pedro Morais, Diana Matias,
Ângela Rosa e António Simões pelo trabalho intitulado “A roupa dos brancos mortos”, emitido na SIC. Consulte o trabalho – OPTO. - 2.º Prémio: Mafalda Gameiro, João Serra Martins e Paulo Nunes pelo trabalho intitulado “Dose de contágio”, emitido na RTP. Consulte o trabalho – RTP Play (1/2) / RTP Play (2/2).
Categoria Rádio
- 1.º Prémio: Rute Fonseca e José António Barbosa pelo trabalho intitulado “Fazem mais de 10 km por dia em nome do ambiente”, emitido na TSF. Consulte o trabalho – TSF.
Categoria Digital
- 1.º Prémio: Patrícia Carvalho, Nuno Ferreira Santos, Joana Bourgard e Vera Moutinho pelo trabalho intitulado o “Islândia – terra do Gelo”, publicado no Público (on-line). Consulte o trabalho – Público.
- 2.º Prémio: Rafael Vieira e Mário Canelas pelo trabalho intitulado “Estas hortas estão à mão de semear em Coimbra”, publicado em O Coimbra Cooletiva. Consulte o trabalho – O Coimbra Cooletiva.
Por opção do júri, a categoria de Rádio foi, este ano, premiada apenas com o primeiro prémio. Segundo a Professora Felisbela Lopes, presidente do júri – que, nesta tarefa, foi acompanhada por Tiago Miranda, Clara Almeida Santos, António Granado e Gualter Crisóstomo -, “os trabalhos jornalísticos distinguidos relevam significativa qualidade e profundidade, embora se constate que em Portugal existe ainda margem para um agendamento mais reiterado das temáticas da sustentabilidade”.
Já José Gomes Mendes, Presidente da Fundação Mestre Casais, destaca “que fica a sensação de que, com a sucessão de crises internacionais como a pandemia da Covid e a guerra da Ucrânia, o espaço para que os temas da sustentabilidade penetrem nas congestionadas agendas mediáticas tende a encurtar, razão pela qual estes Prémios e as peças jornalísticas a concurso assumem uma importância especial, pelo seu contributo para uma melhor literacia da sustentabilidade, nas suas dimensões climática e ambiental, mas também social e humana.”
A cerimónia de entrega de prémios teve lugar no dia 3 de julho, pelas 11h00, na sede do CEiiA, em Matosinhos, e contou com a presença de Jorge Delgado, Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, e de António Granado, professor da Universidade Nova de Lisboa, na qualidade de orador convidado.
Consulte a galeria de fotografias – FMC Play
Saiba mais – Prémios Fundação Casais/CEiiA de Jornalismo para a Sustentabilidade