Cerimónia de Entrega dos Prémios de Jornalismo para a Sustentabilidade 2023

A Fundação Mestre Casais e o CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto revelam os vencedores da 2.ª edição dos prémios de Jornalismo para a Sustentabilidade.

Após a análise de 51 candidaturas – 21 na categoria de Imprensa, 9 de Televisão, 2 de Rádio, e 19 de Digital – o júri destacou como vencedores os seguintes trabalhos jornalísticos:

 

Categoria Imprensa

  • 1.º Prémio: Raquel Moleiro e António Pedro Ferreira pelo trabalho intitulado “Dois metros, 60 quilos e ‘o mesmo feio’: o que o maior peixe alguma vez pescado no Tejo significa para o nosso maior rio”, publicado no Expresso. Consulte o trabalho – Expresso.
  • 2.º Prémio: Sónia Calheiros pelo trabalho intitulado “Este ar que nos sufoca”, publicado na revista Visão. Consulte o trabalho – Visão.

 

Categoria Televisão

  • 1.º Prémio: Amélia Moura Ramos, Paulo Cepa, Luís Gonçalves, Pedro Morais, Diana Matias,
    Ângela Rosa e António Simões pelo trabalho intitulado “A roupa dos brancos mortos”, emitido na SIC. Consulte o trabalho – OPTO.
  • 2.º Prémio: Mafalda Gameiro, João Serra Martins e Paulo Nunes pelo trabalho intitulado “Dose de contágio”, emitido na RTP. Consulte o trabalho – RTP Play (1/2) / RTP Play (2/2).

 

Categoria Rádio

  • 1.º Prémio: Rute Fonseca e José António Barbosa pelo trabalho intitulado “Fazem mais de 10 km por dia em nome do ambiente”, emitido na TSF. Consulte o trabalho – TSF.

 

Categoria Digital

  • 1.º Prémio: Patrícia Carvalho, Nuno Ferreira Santos, Joana Bourgard e Vera Moutinho pelo trabalho intitulado o “Islândia – terra do Gelo”, publicado no Público (on-line). Consulte o trabalho – Público.
  • 2.º Prémio: Rafael Vieira e Mário Canelas pelo trabalho intitulado “Estas hortas estão à mão de semear em Coimbra”, publicado em O Coimbra Cooletiva. Consulte o trabalho – O Coimbra Cooletiva.

 

Por opção do júri, a categoria de Rádio foi, este ano, premiada apenas com o primeiro prémio. Segundo a Professora Felisbela Lopes, presidente do júri – que, nesta tarefa, foi acompanhada por Tiago Miranda, Clara Almeida Santos, António Granado e Gualter Crisóstomo -, “os trabalhos jornalísticos distinguidos relevam significativa qualidade e profundidade, embora se constate que em Portugal existe ainda margem para um agendamento mais reiterado das temáticas da sustentabilidade”.

Já José Gomes Mendes, Presidente da Fundação Mestre Casais, destaca “que fica a sensação de que, com a sucessão de crises internacionais como a pandemia da Covid e a guerra da Ucrânia, o espaço para que os temas da sustentabilidade penetrem nas congestionadas agendas mediáticas tende a encurtar, razão pela qual estes Prémios e as peças jornalísticas a concurso assumem uma importância especial, pelo seu contributo para uma melhor literacia da sustentabilidade, nas suas dimensões climática e ambiental, mas também social e humana.”

A cerimónia de entrega de prémios teve lugar no dia 3 de julho, pelas 11h00, na sede do CEiiA, em Matosinhos, e contou com a presença de Jorge Delgado, Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, e de António Granado, professor da Universidade Nova de Lisboa, na qualidade de orador convidado.

 


 

Consulte a galeria de fotografias – FMC Play

Saiba mais – Prémios Fundação Casais/CEiiA de Jornalismo para a Sustentabilidade

Partilhar e Valorizar o Território

O Presidente Executivo da Fundação Mestre Casais, José Gomes Mendes, é autor do artigo "Partilhar e Valorizar o Território", publicado na edição n.º 72 da Casais News, newsletter trimestral do Grupo Casais.

19 de Fevereiro, 2024

Almoço-Conferência: O Futuro das Profissões

No debate ouvimos dos respetivos Bastonários o que pensam sobre os desafios do trabalho remoto, da inteligência artificial, da ética e da sustentabilidade. O espaço de comentário proporcionou uma síntese que abre espaço para mais reflexão conjunta futura.

19 de Janeiro, 2024

Fundação Mestre Casais oferece Aranet Home ao Agrupamento Escolar de Mosteiro e Cávado

O aparelho, que permite a medição em tempo real de parâmetros da qualidade do ar interior, foi entregue à Diretora do Agrupamento.

30 de Novembro, 2023

Programa Executivo “Mobilidade Urbana em Mudança” – Edições de 2023

As três edições de 2023 do Programa Executivo tiveram lugar em Matosinhos, nos dias 15, 22 e 29 de setembro; em Cascais, nos dias 10, 17 e 24 de outubro; em Faro, nos dias 6, 7 e 8 de novembro.

10 de Novembro, 2023

Presidente Executivo da Fundação Mestre Casais participou no Portugal Smart Cities Summit 2023

José Gomes Mendes, Presidente Executivo da Fundação Mestre Casais, no dia 11 de outubro de 2023, participou no painel “2050: É ainda possível Descarbonizar o Transporte Urbano?”.

20 de Outubro, 2023

Trílogos para a Sustentabilidade em Vila Real

A Fundação Mestre Casais promoveu mais um Trílogo do Ciclo de Trílogos definido para 2023. "Cidade e Biodiversidade" foi o tema a debate, tendo sido Vila Real a cidade escolhida para este encontro.

13 de Outubro, 2023

Cerimónia de apresentação do livro “Regionalização e Descentralização em Portugal”

Decorreu na Pousada S. Teotónio, Fortaleza de Valença, a sessão de apresentação do terceiro livro da coleção de Ensaios para a Sustentabilidade da Fundação Mestre Casais e da UMinho Editora.

28 de Setembro, 2023

Trílogos para a Sustentabilidade em Braga

A Fundação Mestre Casais promoveu mais um Trílogo do Ciclo de Trílogos definido para 2023. Braga foi a cidade escolhida para este debate.

29 de Agosto, 2023

Conferência: Transferência Tecnológica para as Empresas da Construção

O Grupo Casais e a Fundação Mestre Casais organizaram a Conferência: Transferência Tecnológica para as Empresas da Construção. Decorreu no Altice Forum Braga e juntou cera de 110 participantes.

24 de Maio, 2023